sexta-feira, 25 de setembro de 2015

QUANDO O PRÓXIMO SE TORNA PRÓXIMO



      Você, meu eventual e corajoso leitor, já reparou na palavra usada por Cristo quando nos manda amar os outros? Ele diz:  - "Amar o próximo".
       E este É o problema, no meu entender. Até que não é difícil comover-me ao ouvir falar ou ver no jornal ou na TV certas calamidades que atingem um país distante, deixando desabrigados e com fome milhares de Famílias.                                                                                                                                      Como eu disse, não é difícil comover-me e até, se puder, enviar alguma ajuda, mesmo que me cause certo sacrifício.
      O difícil, o duro, é amar quem está perto, quem mora talvez comigo, ou é meu vizinho, ou quem frequenta a mesma igreja que eu, ou pertence à mesma  "Comunidade de Bairro". Foi ao pensar nisso que a "Musa" inspirou-me estes versos de pé quebrado:

                                                  Quando o próximo
                                                   para mim realmente
                                                   se torna próximo
                                                   e eu o vejo
                                                   e o ouço
                                                   fazendo meus
                                                   os sofrimentos dele
                                                   e alegrando-me de verdade
                                                   com suas alegrias
                                                   quando "vizinho"
                                                   não é para mim
                                                   palavra vazia
                                                   quando "vizinho"
                                                   tem nome
                                                   tem feições
                                                   tem história
                                                   quando toda e qualquer pessoa
                                                   é "Alguém" para mim
                                                   minha Religião
                                                   estará saindo das nuvens:
                                                   estará de fato se encarnando...

            Sei que muita gente não gosta de conhecer os vizinhos para não ter trabalho; e, no entanto, não só uma das mãos lava a outra, mas como responder ao Pai, se Ele me perguntar onde está meu vizinho, que é meu Irmão, como diz a Bíblia Sagrada?
            Mais grave ainda é inimizade, ou mera convivência pacífica, ou guerra fria, ou mesmo ódio, dentro da própria casa, ou na mesma rua...
            Aí é que cabe  a palavra do Senhor Jesus, que eu canto na celebração litúrgica de minha Igreja: 

           - "Vai primeiro reconciliar-te com teu Irmão
             e depois, só depois, vem fazer a Deus tua oração!"

            Será mesmo que dentro de minha casa todos são próximos, isto é, vivem perto uns dos outros, perto física e afetivamente? Ou será que na casa ao lado moram estranhos, ausentes, distantes, ilustres desconhecidos?...
            Muitas vezes, a poucos metros de onde moro, pode haver sofrimentos terríveis, pobreza, fome, miséria, angústia, doença, desespero, à minha espera...
            E se eu quiser ter uma religião viva? Se eu quiser viver Cristianismo autêntico? Aí então eu preciso transformar meu próximo em próximo... tentar aproximar-me um pouco mais de meus vizinhos...
            E que ninguém passe por minha vida como sombra vaga, como anônimo. Que cada um e cada uma que cruzam meu caminho sejam, para mim, Alguém, meu Irmão, minha Irmã, pois somos todos 
filhos do mesmo Pai!


                                                  *****************************
            

Nenhum comentário:

Postar um comentário