terça-feira, 24 de junho de 2014

VIVA SÃO JOÃO! - VIVAAAAAAAA!!!



          Hoje, em grande parte do Brasil  -  notadamente nas cidades do interior  -  a noite vai cobrir-se de fogueiras...Apesar do perigo que representam, mesmo assim os céus vão cobrir-se de balões. Toda gente que puder vai comer seu milhinho assado ou cozido, estalar pipoca ou até, quem sabe, devorar uma boa canjica temperada com canela... Sem esquecer, é claro, uma cachacinha caprichada, pura ou com limão...
          Não faltará arrasta-pé ou levanta-saia e, em meios mais agarrados às tradições populares, não faltará adivinhação que diga se há ou não pista de casamento no destino das mocinhas doidas prá casar...
          Bom seria se conseguíssemos partir da devoção popular por São João para dar a nossa gente uma visão mais exata e mais rica de São João Batista, e não apenas a de "santo casamenteiro..."
          Sempre é bom não esquecer que os Evangelhos falam dele, lembrando que ele teve a glória de preparar os caminhos do Senhor Jesus Cristo. E ele cumpriu à risca a sua sagrada missão.
          Em pouquíssimo tempo, ele conseguiu um prestígio imenso. Vinham multidões de longe receber seu batismo de penitência nas águas do Rio Jordão. E ele falava duro. Condenava os erros. Clamava para que se preparassem os caminhos do Senhor...
          Quanto mais forte era sua pregação, mais gente chegava para ouvi-lo. Era respeitado e seguido porque antes de pregar com palavras, pregava com o exemplo, com a vida.
          Quando Cristo apareceu, pedindo para ser batizado por ele, o Espírito de Deus o iluminou, revelando-lhe que ele estava diante do Messias a quem viera anunciar...
          E ele não vacilou um instante em dizer:
          -  "Eis o Cordeiro de Deus! Eis o Messias! Eu não sou digno nem de desamarrar as correias de Suas sandálias"...
          A partir dali, sentiu que a missão de preparador dos caminhos estava terminada. Pois chegara Aquele cujos caminhos ele viera preparar. E mandou que os seus melhores discípulos o deixassem, para seguirem o Mestre.
          Foi muita coragem! Ele tinha discípulos como Simão, a quem Jesus preferiu chamar de Pedro. Ele tinha discípulos como João, que se tornou o discípulo amado de Cristo, São João, o Evangelista.
          Quando nesta noite virmos fogueiras sem conta ardendo em louvor do grande Santo, quando ouvirmos o espoucar de foguetes e contemplarmos balões fugindo céu afora, peçamos a Deus a Graça de imitar João Batista preparando os caminhos do Senhor, ajudando irmãos nossos a encontrar Jesus Cristo, que é nossa Caminho, nossa Verdade, nossa Vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário