segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

EVOLUIR... OU REGREDIR?


      A evolução é uma  condição inalienável para o progresso da comunidade humana. Ou ela evolui, ou estará condenada ao fracasso.  É tomando consciência desta verdade, que meu blog, a partir de hoje, em toda segunda-feira, passa a exibir nova roupagem e nova tomada de posição diante  de certos assuntos, que  condicionam sua e nossa postura dora em diante. E começa da seguinte maneira, imitando o jargão jornalista:

MANCHETE:- Para chegar à paz, precisamos fazer a guerra contra as discriminações e desigualdades sociais, porque não há paz sem que haja também  justiça.

ARTIGO DE FUNDO:- A miséria nasce onde há muitos ricos egoístas. Surge com a ordem social de exploração, de concentração dos bens nas mãos de uns poucos, enquanto vastas camadas do povo são condenadas a um pauperismo e a uma condição econômica indigna de um ser humano.
        Mas esta não é uma ordem social cristã. É a civilização da usurpação e do roubo legalizados, que pede  combate de todos os autênticos militantes da renovação social. É uma situação de guerra, porque tem de ceder seu lugar a uma outra ordem, em que todos os homens e mulheres, chamados a serem participantes da vida de Deus, não sejam mais tratados como servos inúteis de uma oligarquia  todo poderosa.
        A luta pela renovação da sociedade é dever de todos nós, que nos dizemos cristãos. As exigências do Reino de Deus nos obrigam a não nos deixarmos dominar por certa mentalidade burguesa e reacionária que, em nome de uma falsa prudência, tem impedido o florescimento de uma autêntica comunidade de homens e de mulheres, fundada nos princípios imutáveis do Evangelho de Jesus Cristo.

PARA RIR NA CAMA:- Vale a pena notar que, na maioria dos casos, as profundas reformas sociais e políticas reclamadas pela Igreja são consideradas subversivas, em quase todos os países da América Latina.

TOQUE DE ALERTA:- Os homens que hoje, tanto no Oriente quanto no Ocidente, dirigem os povos, política, econômica, sindical, intelectual ou espiritualmente, não têm mais o direito de ignorar a situação do mundo, nem de abster-se da luta para melhor essa situação deplorável. Face às graves ameaças que pesam sobre o mundo,  especialmente sobre o mundo do subdesenvolvimento e da pobreza crônica, recusar-se, por indolência ou inércia, a pensar tais problemas ou a agir com pertinácia para solucioná-los, é atitude criminosa e, por isso, digna de condenação por todas as pessoas de bom senso.

PERGUNTA DE ALGIBEIRA:- Se a Igreja Católica condena a luta de classes e prega a paz, condenará a luta pela justiça quando esta for violada, e ao mesmo tempo, faltar todo meio pacífico para restabelecê-la?

CHUMBO MIÚDO:- Aquele homem ou aquela mulher que dizem crer no Cristo Jesus como vencedor da morte, e não luta, de uma maneira ou de outra, contra todas as formas de morte que existe hoje no mundo: escravidão, prostituição, proletariado oprimido, sujeição forçada de muitos ao poderio econômico de financeiro de alguns poucos oligarcas - pois este, que se diz cristão, e não luta contra essas forças opressoras, não é cristão, mas um mentiroso!

LEITORES E LIVROS:- Os cristãos têm diante de si um imenso esforço a realizar para alcançar as dimensões dos problemas decorrentes da situação global. Empreender esse esforço é correr o risco de ser julgado como sinal de contradição. Os que lutam pela justiça social e pelo amor incondicional ao próximo são muitas vezes acusados de oportunistas e até de trair os supremos interesses da coletividade. (Estas são palavras do Padre Lebret, que acabo de ler no seu livro, pequenino no tamanho, mas gigante no conteúdo, - "Manifesto por uma civilização solidária").

PAUSA PARA MEDITAÇÃO:- Uma revista brasileira, de circulação nacional, por iniciativa da organização econômica-financeira a que está ligada, tem publicado matéria de página inteira para contar as vantagens da empresa que a financia, tendo por mote a frase: "- Você pode escolher o seu patrão".
      E eu digo que isso é uma enorme e deslavada mentira. Você, operário mal pago na sua empresa: você é livre para mandar seu patrão às favas ainda hoje, e procurar outro emprego melhor? Que lhe pague mais? Que não veja em você apenas uma peça a mais na engrenagem da empresa, e não seja capaz de descobrir em você o homem ou a mulher que existe por baixo do funcionário ou da funcionária registrada no seu Departamento do Pessoal, com suas angústias, seus dramas, seus sonhos de dar uma vida melhor à sua mulher, esposo ou filhos, um pouco mais que você, como patrão, lhes dá?
      Você é livre de procurar hoje, agora, neste instante, esse novo patrão?
       Se a sua resposta for positiva, este blog o cumprimenta muito calorosamente.

                                         *************************************

                                          "Se eu pudesse,
                                           na hora mais dolorosa
                                           do sepultamento de minha filha Raquel, 
                                           quando a sua urna funerária
                                           era colocada túmulo a dentro,
                                           eu faria com que voasse
                                           sobre os presente,
                                           uma revoada de andorinhas,
                                           lembrando a sua
                                           ressurreição NA morte,
                                           como é a Fé
                                           que me mantém vivo até hoje...
                                           Oh! como seria bom
                                           Se eu pudesse!.."
      
                                          **************************************




Nenhum comentário:

Postar um comentário