terça-feira, 7 de janeiro de 2014

VOLTAR AO PRINCÍPIO = VOLTAR AO PAI DE TODOS OS PAIS


            A insônia, hoje de madrugada, deu-me ocasião de refletir sobre uma verdade que me parece importante acima de tudo mais: "Voltar ao Pai".
            O Filho veio ao mundo e morreu por mim, ressuscitou e subiu para o Pai. Enviou-me o Espírito Santo para que nEle e com Ele eu pudesse voltar ao Pai.
            Sim, para que eu pudesse passar completamente para além da névoa de tudo que é transitório e inconclusivo: voltar ao Imenso, ao Primordial, à Fonte, Àquele que me ama e me conhece; voltar ao Silencioso, ao Misericordioso, ao Santo, Àquele que é tudo diante de tudo quanto existe
            Procurar algo, preocupar-me com algo fora disso, é loucura e enfermidade sem remédio. Pois esse Princípio  é o sentido pleno e o cerne de toda existência. E é nEle que todos os negócios de minha vida como também todas as necessidades do mundo, dos homens e das mulheres, tomam seu sentido certo e derradeiro. Na verdade, tudo neste mundo aponta para essa grande volta à Fonte.
            Toda a minha meta que não for fim último, todo o "fim da linha", que eu possa ver e planejar como "fim" ou "fins", são simplesmente absurdos, porque estas coisas nem têm início. A "volta" é a volta para além de todos os fins e o início de todos os inícios.
            O "retorno ao Pai de todos os pais" não é um "voltar" no tempo, não é fechar o livro da História, nem reverter seja lá o que for. É seguir adiante, é ir além. Porque retroceder, voltar atrás pelo mesmo caminho seria vaidade acrescentada à vaidade - renovação do mesmo absurdo em sentido reverso.
            Meu destino - e esta é a conclusão a que cheguei na meditação da madrugada - bendita insônia da madrugada! - é seguir para além de tudo, deixar tudo, apressar-me para atingir o Fim e encontrar, nesse Fim, o meu Princípio, o Princípio sempre novo que nunca terá fim.
            Obedecer-Lhe no caminho para alcançar Aquele em quem tive início, que é a chave e o fim - porque Ele é o Princípio, Princípio de minha vida e Princípio da Vida Eterna!

                                                      ****************

O autor é bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, da PUC, em São Paulo.

profatalmeida@gmail.com


      
          
      
.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário