terça-feira, 21 de janeiro de 2014

CAMINHAR... PELOS CAMINHOS DA VIDA!



               É bom caminhar, e eu o faço todos os dias, de manhãzinha, um bom trecho desde minha casa até a padaria, aonde vou buscar o pão para o desjejum diário.
              Caminhar, para mim, é expressão tão profunda e tão bela, que não se aplica apenas à marcha que meus pés realizam pelas ruas de meu bairro ou pela estrada a fora...
              Se caminhar fosse apenas isso, já seria muito, e a saúde de meu corpo sentir-se-ia  bem, e até me agradeceria...
              Cá no Tingui onde moro, bairro pelo menos até agora bem tranquilo, ao contrário de outros de Curitiba, gosto de percorrer suas ruas, quer estejam cheias de gente   -  o que não é muito comum  - ou quer estejam vazias, o que só acontece em dias ou noites de tempestades que assustam...
              Gosto de percorrer estradas, sobretudo quando há árvores, sombras, às vezes até cantos de passarinhos...
               Hoje, meu desejo é deixar um pouco essas estradas costumeiras, e enveredar por outras, que me parecem bem mais difíceis para a minha caminhada.
               Estou me referindo a caminhadas espirituais. Caminhar, sinônimo de não parar, não se acomodar, mas de avançar, progredir... Caminhar na Fé, na Esperança e no Amor. Caminhar na compreensão humana.
               Em lugar de me apressar em julgar e condenar, procurar entender,dialogar sempre mais, porque cada criatura é única. Compreender que é de fato, impossível julgar. Esta é uma tarefa exclusiva de Deus, Pai de todos os pais.
               Caminhar na capacidade de ouvir. Como sou falador!  Como falo até pelos cotovelos! Daí ´vem a terrível dificuldade de dar a vez aos outros!
               Caminhar na capacidade de dialogar. Dialogar não é fazer de conta que eu escute os outros e já  colocar na mesa as minhas conclusões decididas e prontas.
               Dialogar é pesar e prezar os argumentos válidos que me forem apresentados na conversa. E, daí, saber vencer e saber perder... se, infelizmente, eu considerar o diálogo com um irmão como um embate para  confrontar o outro...
               Melhor do que vencer, é conseguir unir-me com quem discuto para que, juntos, ambos consigamos ver mais o interior das coisas e ir mais longe do que ficando isolados...
               Caminhar na compreensão da natureza: em lugar de rir de quem fala em ouvir o silêncio; em lugar de achar pueril  e ridículo pretender ouvir as árvores, as águas, o revolver das nuvens, o brilho das estrelas. Aprender a entender o canto dos pássaros, o uivar lamentoso dos cães, o mugido dos bois, o relinchar dos cavalos, se estamos num meio rural.
               Seria muito bom se eu, apesar da idade, percebesse ainda que a Natureza tem vozes! O problema é que eu, quase sempre, não ligo as antenas necessárias para entender as pedras, as árvores, os animais, a poeira das estradas...
              Seria muito bom se eu aprendesse a ter paciência comigo mesmo. Seria muito orgulho de minha parte se eu botasse na minha cabeça que eu sou o tal, incapaz de cair... O ideal seria ter força de vontade para lutar contra a tentação de cair... Tenho que botar na cabeça, enquanto é tempo, que sou fraco e pecador.
              Seria muito bom se eu aprendesse a caminhar na confiança de Deus e do próximo... Acho muito triste continuar vivendo desconfiando de tudo e de todos.
              Caminhar: saber aproveitar a vida recebida de Deus. Ganhar companheiros de caminhada, mesmo com a modéstia deste meu blog...
               E, principalmente, caminhar sem perder o rumo. Preciso estar sempre consciente de que a meta final de minha caminhada é a Casa do Pai de todos os pais!

    






            












      

Nenhum comentário:

Postar um comentário