sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

A VOZ DO POVO É A VOZ DE DEUS



            Tempos atrás, em minha cidade no interior do Paraná, "comandei" no jornal local uma enquete sobre ditos populares, assunto sempre de meu maior interesse. O objetivo foi bem maior do que eu esperava, e também comprovou a popularidade do jornal entre os citadinos...
            Recebi mais de duzentos textos com provérbios e ditos da sabedoria popular, com muitas repetições, é verdade, mas no seu conjunto a experiência me foi muito positiva e gratificante.
            Peço a paciência e a compreensão dos eventuais leitores para o "resultado" dessa minha enquete.   (Os participantes foram devidamente informados de que eu me utilizaria de seus textos na minha coluna no jornal).
            Creio que todos eles mereceriam comentários.
            Um dos que mais me alegraram foi este, porque me fez lembrar de minha vida de antigo seminarista:
            -"Para chegar a padre tem que querer ser bispo."
            E estoutro na mesma linha do anterior:
            - "Quem só sonha ser padre nem chega a sacristão."
            Há um que diz assim, e me alegrou enormemente pela sua verve bem brasileira. com relação aos nossos irmãos portugueses, pedindo excusas por eventual "ofensa":
            - "Burro nasce no mundo inteiro; mas português só nasce em Portugal."
             E este me traz à mente, com saudade, os tempos de pré-adolescência em que eu tinha uma banca  de hortigranjeiros no Mercado Municipal de Poços de Caldas:
             - "É no balanço da carroça que as melancias se ajeitam."
              Nestes tempos saudosos de Poços de Caldas nunca me esqueci do "dito" de um tio gozador, amante de batucadas e "rendez-vous" madrugadas a dentro, agarrado sempre ao seu "cavaquinho", a cujo som costumava cantar este bordão, provocando aplausos de todos os circunstantes:
              -"Catinga de mulata é o melhor remédio para curar dor-de-cotovelo..."
              E tem ainda este, que repito quase diariamente prá minha mulher, quando ela reclama da infalível
costela bovina nos almoços do domingo:
              -"Sonhar com filé mignon é santo remédio para quem só come costelas..."
              Pensamento que me parece presente sempre na cabeça do povão é este aqui:
              -"A coisa melhor do mundo é ter sempre na cabeça que alegria de pobre é coceira..."
              E o povão é mestre mesmo em sabedoria que adoça a vida, como esta que me parece imprópria para menores de dezoito anos, porque alguém modificou o provérbio anterior por este outro:
              -"A coisa melhor do mundo é uma noite atrás da outra, com uma mulata no meio..."
              Tenho a impressão de que o pessimismo de muita gente, não raro, consegue vencer o que, em um mundo como o nosso, é fácil de entender:
              -"Amor, só de Deus e de Mãe."
              -"Além da queda, ainda levei coice."
              Ou esta:
              -"A educação é enfeite de rico e riqueza de pobre."
              E para "purgar-me" diante do eventual e benévolo leitor, termino com outra:
              -"Estas minhas piadas só não entraram na Tábua dos Dez Mandamentos porque Moisés costuma dormir até tarde..." 
              E o meu desejo final, mais uma vez, endereçado ao benévolo leitor:
              - "Que a terra lhe seja leve!...





              







              






         






       

Nenhum comentário:

Postar um comentário