quarta-feira, 5 de março de 2014

A VOZ DOS SINOS



          Quarta-feira de cinzas... Chuva miúda e fria, como é tradição nesta nossa Curitiba dos pinheirais... Estou sozinho em casa, meus familiares no litoral, fruindo necessárias férias..
         A voz dos sinos, que acabo de ouvir, é um convite para que eu adentre o período litúrgico da Quaresma, com novo espírito: espírito de contrição pelas falhas cometidas e propósito de vida mais positiva e mais centrada em Deus - em Jesus Cristo, cuja paixão e morte o povo cristão começa a celebrar no dia de hoje... Mas é preciso lembrar: se Ele sofreu, foi crucificado e morreu... no entanto, para esperança nossa em sua vitória, Ele RESSUSCITOU! - penhor também de nossa Ressurreição.

                                                         ********************

         Este proêmio, um tanto quanto pomposo, me fez dar à luz este poemeto, que talvez não agrade nem a gregos e muito menos aos troianos da vida. Em todo caso arrisco-me a divulgá-lo:

                                                        Gostaria de subir
                                                        à torre da Matriz
                                                        para estudar bem de perto
                                                        os sinos de bronze
                                                        e descobrir
                                                        o que dá a cada um
                                                        este som inconfundível
                                                        e o que dá ao conjunto
                                                        a impressão de harmonia
                                                        difícil de esquecer.
                                                                       A escada é íngreme
                                                                       e interminável...
                                                                       mas terei que subir
                                                                       - sou sineiro das almas
                                                                       e de cada uma
                                                                       quando não de todas
                                                                       gostaria de arrancar
                                                                       deles e de meu coração vazio
                                                                       os sons mais agradáveis
                                                                       ao meu Senhor e meu Deus

                                                           **********************************

        Sinos! Sinos de minha infância quando, pendurado perigosamente nas cordas, eu fazia o vilarejo vibrar com os seus acordes festivos, convocando o Povo de Deus para a prece e o louvor!...
        Sinos! É pena, mas vai ficando cada vez mas raro,  na minha Curitiba e nas grandes cidades, ouvir sino bater!
        Lembro-me de minha infância em Caldas, Minas Gerais: o sino da igrejinha do vilarejo tocava o "Ângelus" às seis horas da manhã, ao meio-dia e à tarde, principalmente, convidando para as Ave-Maria, para saudar Nossa Senhora e agradecer o mistério da Encarnação do Verbo Divino.
        O sino tocava, durante a Missa solene, na elevação da Hóstia e na elevação do Cálice.
        Houve tempo na pequena cidade em que o sino tocava até para alertar o povo sobre um incêndio numa casa qualquer... ou para sepultar um irmão que acabava de falecer...
        Sinos! Cada sino tem mesmo um som inconfundível, só dele, e o melhor é a harmonia do conjunto, que sempre me pareceu um mistério.
        Sineiro das almas! Feliz de quem sabe obter de cada criatura de Deus o melhor som de que ela é capaz.
        Cada um de nós tem suas harmonias secretas. Às vezes, vejo pessoas que me dão a impressão de não terem nenhum som harmonioso a desprender. Há pessoas que, ao se saberem comparadas a sinos, seriam as primeiras a responder:
        - "Só se for sino rachado, porque nem sombra de harmonia existe em mim!..."
        Pessoas assim sempre me fizeram meditar: por que será que seus sinos interiores foram emudecidos, pararam tão de repente de tocar?
       Você, que tem a bondade de me ler, escute bem o que vou lhe dizer:
       - Todos nós temos nossos sinos interiores...
       - Em horas de alegria, eles repicam felizes e festivos. Pelo contrário, em horas de sofrimento e de dor, eles dobram tristes, convocando-nos para participarmos do sofrimento do nosso irmão.]
       E Você, meu benévolo leitor, é mesmo verdade que Você há muito tempo deixou de escutar seus sinos interiores? Eles desaprenderam repiques festivos nos dias de alegria? Ou, mais triste ainda, eles deixaram de tocar?...
      Escute o conselho de um irmão mais velho e muito sofrido:
      - Não deixe que emudeçam seus sinos da alma! Descubra pessoas amigas cujos sinos interiores se somem, se completem, se harmonizem com os seus, cantando louvores ao nosso Senhor e Pai!...







      
      
      
      








































                               












                                        

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário