sábado, 13 de abril de 2013

JESUS E A MULHER


          Sabemos pelos Evangelhos que Jesus anuncia o Reino para todos. Não exclui ninguém. Mas o anuncia a partir dos excluídos. Ele recebe como irmão e irmã todos aqueles a quem a religião e o governo desprezavam e excluíam: mulheres, crianças,  doentes, prostitutas, pecadores, pagãos, samaritanos, leprosos, possessos, publicanos, soldados, os pobres, o povo da terra sem poder. Assim, aos poucos, a semente do Reino crescia e desabrochava em novas formas de vida comunitária.
            Esta ação de Jesus a partir e em favor dos excluídos não era uma ação isolada, só dEle. Havia muita gente que não concordava com a exclusão, e que vinha resistindo há séculos. Jesus se insere nesse movimento de resistência popular e lhe dá continuidade e orientação. Um exemplo concreto desta afirmação é a Sua atitude com relação às mulheres.
            Na época do Novo Testamento, a marginalização da mulher era um dos fatores principais a causar a exclusão dos pequenos. A mulher vivia marginalizada pelo simples fato de ser mulher. Na sinagoga ela não participava, na vida pública não podia ser testemunha. Muitas mulheres, porém, resistiam contra a exclusão.
          Já desde os tempos de Esdras, no período depois do exílio, quando a marginalização da mulher era mais pesada, sua resistência vinha crescendo, como transparece nas estórias de Judite, Ester, Rute, Noemi, Suzana, da sulamita e outras. Esta resistência encontrou eco e acolhida em Jesus.
           Eis alguns episódios, em que transparecem o inconformismo e a resistência das mulheres no dia-a-dia da sua vida e o acolhimento que Jesus lhes dava. 
          A moça, prostituída, tem coragem de desafiar as normas da sociedade e da religião. Ela entra na casa de um fariseu para encontrar-se com Jesus. Encontrando-O, encontra amor, perdão e recebe defesa por parte de Jesus contra o fariseu. A mulher encurvada não se importa com os gritos do dirigente da sinagoga. A mulher considerada impura por causa do fluxo de sangue tem a coragem de meter-se no meio da multidão e de pensar exatamente o contrário da doutrina oficial. A doutrina dizia: "Se eu tocar nEle, Ele ficará impuro!" Mas ela dizia: -"Se eu tocar nEle, ficarei curada!"
       Ela é acolhida sem censura e curada. Jesus declara que sua cura é fruto da fé. A samaritana, desprezada como herética, tem coragem de interpelar Jesus e de mudar o rumo da conversa por Ele iniciada. Ela é a primeira pessoa a conhecer o segredo de que Jesus é o Messias.
         A mulher estrangeira da região de Tiro e Sidônia não aceita a sua exclusão e sabe argumentar de tal maneira que consegue mudar a atitude de Jesus e ser atendida por Ele,
         As mães com filhos pequenos enfrentam os discípulos e são acolhidas e abençoadas por Jesus. As mulheres que desafiaram o poder romano e ficaram perto da cruz de Jesus foram as primeiras a experimentar a presença de Jesus ressuscitado. Entre elas estava Maria Madalena, considerada possessa, mas curada por Jesus. Ela recebeu a ordem de transmitir a Boa Nova da ressurreição aos apóstolos.
          Na verdade, nossos pensamentos e atitudes sempre foram opostos ao pensamento e às atitudes de Jesus, em toda a Sua vida pública nos caminhos da Galiléia.!...

          


Nenhum comentário:

Postar um comentário