quarta-feira, 8 de maio de 2013

CAMINHAR NA ESTRADA DE JESUS



          Um dos títulos mais belos que os primeiros cristãos encontraram para descrever a missão de Jesus foi  o de "Defensor".  Este termo designava o parente mais próximo que devia resgatar seus irmãos e suas irmãs, ameaçados de perder seus bens por algum motivo imperioso, diante das autoridades legais.
          No Novo Testamento, este termo recebe traduções variadas: salvador, redentor, libertador, advogado, irmão mais velho, consolador, e outros.
        Jesus é o irmão mais velho, que assumiu a defesa e o resgate da sua família, do seu povo.  Ele veio ajudar seus irmãos e suas irmãs, para que pudessem viver novamente em fraternidade. Foi este o serviço que Ele prestou aos seus e a todos nós. Foi assim que realizou a profecia de Isaías que anunciava a vinda do Messias Servo. E ele mesmo dizia: - "O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos."
          Paulo expressou esta descoberta na seguinte frase: - "Ele me amou e se entregou por mim!"
         O que levou Jesus a fazer a entrega de si mesmo para resgatar Seus irmãos foi a experiência que Ele tinha de Deus como Pai. Se Deus é Pai, então todos nós temos que viver como irmãos e irmãs. Esta é a Estrada Real que Jesus abriu, de novo, na vida do Seu povo. 
        Os Evangelhos nos convidam a caminhar nesta Estrada, desde a Galiléia, onde tudo começou à beira do lago, até o Calvário de Jerusalém, onde tudo termina e recomeça gloriosamente na Ressurreição.
        Ao lermos as narrações contidas nos Evangelhos, encontramos em Marcos esta certeza: - "Jesus vai na frente de vós."
       No momento em que tivermos compreendido e experimentado que Seguir Jesus é segui-Lo no caminho da cruz, da doação e do serviço aos irmãos, com a Fé de que Ele mesmo vai na nossa frente, já vencemos o fracasso ou os fracassos desta nossa vida.
      Por isso, é hora de exclamarmos bem forte: -  Já ressuscitamos! Já caminhamos na estrada de Jesus!"
         Demos graças a Deus! Porque, caminhando na estrada de Jesus, estamos a caminho da Casa do Pai de todos nós!
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário