terça-feira, 19 de junho de 2012

COISAS QUE GENTE GRANDE NÃO ENTENDE


      Minha nora cismou que meu netinho é quem tinha perdido a chave do cadeado do portão. Exigiu, então, que ele virasse pelo avesso os dois bolsos de sua calça e os dois bolsos de seu blusão.
      Quanta coisa saiu de dentro dos bolsos! Tudo, menos a chave.
      A mãe do menino foi ficando furiosa com a bugiganga com que ele enchia os bolsos. Como é difícil entender coisas de criança!
      Diante dessa bronca da nora, eu, que contemplava a cena, comecei a ter saudades dos meus tempos de criança. Era a mesm coisa, como acontecia agora com o bolso do meu pequeno neto.
      Um carretel vazio. A mãe, que se diz entendida em psicologia, podia lá entender que era um carretel, mas para o moleque era um telefone eletrônico usado na travessia dos desertos?...
      Um pedaço enorme de barbante... Como é que a gente grande podia aceitar que era um simples barbante, e não uma corda mágica para atravessar o rio perto de casa, sem molhar os pés?
      Algumas pedrinhas de tamanhos e cores diferentes: aqui é que a mãe ia mesmo torcer o nariz, sem poder de modo algum acreditar que eram pedaços da Lua, trazidos e oferecidos ao moleque por um astronauta!
      Vendo sempre mais coisas sair de dentro dos bolsos, as coisas mais absurdas e inesperadas, menos a chave do cadeado, a mãe do garoto viu aparecer um guizo, e então perdeu a esportiva:
      - Afinal, uma coisa que eu entendo... Guizo! Você merecia andar de guizo no pescoço, nas mãos, nos pés, seu palhacinho!...
      O moleque ficou triste mas não disse nada. Eu, que estava por perto, quase cheguei a dizer:
      - Vai ver que se trata de guizo mágico, trazido por algum peixe, do fundo do mar... Vai ver que é guizo que espanta a tristeza e traz alegria prá gente...
      Tive vontade de dizer, mas não falei nada. A mãe não ia entender mesmo. É tão difícil gente grande, principalmente mulher, entender as coisas mais simples da vida!
      Ainda me lembro que dos bolsos de meu netinho saíram ainda: um prego meio torto, um pião, um pedaço de papel colorido, um retrato do Ronaldinho Gaúcho...
      A tira de papel estava na cara que era para o papagaio... O pião devia ser o campeão de dança do mundo dos piões... E o prego meio torto? Ora, o prego: mas que mania de querer explicação para tudo?! Por que não deixar o prego para alguma surpresa?... Vai ver que até antes do anoitecer ele vai ser aproveitado uma meia dúzia de vezes...
      Seria o cúmulo da ignorância perguntar a razão da presença do Ronaldinho Gaúcho...
      E eu comecei a refletir: Que paciência as crianças precisam ter com a gente grande!
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário