sexta-feira, 22 de junho de 2012

A VOZ DO POVO

       Nos meus saudosos tempos de magistério em Barbosa Ferraz, interior do Paraná,  os três professores de Português do colégio promovemos entre os pais dos alunos e amigos um concurso sobre "Ditos e expressões populares", com bastante êxito, compensando todos os nossos esforços.
      Relendo hoje o que compilamos na época, cheguei à conclusão de que a maioria quase total dos ditos e expressões mereceria ser comentada, pelo seu conteúdo e originalidade.
      Começo por um que diz assim: "A medida de ter nunca enche." De fato, nunca ninguém acha que já tem demais ou mesmo que já tem bastante. É o caso de a gente comparar o ter com o ser. E até, para ser mais completa a comparação, valeria a pena aproximar: ter, ser e parecer...
      Pensamento que descobrimos voltar muito na cabeça do Povo é o de que  "a água só corre para o mar,"  o que é o mesmo que dizer que só vem dinheiro para quem já é rico, só vem felicidade para quem já é feliz...
      Às vezes a gente se engana. Há pessoas que chegam a causar inveja e, no entanto, só elas e Deus sabem o que sofrem e aguentam, mesmo porque o Povo diz: "A gente vê cara, mas não vê coração".
      O Povo, sabiamente, alerta para o perigo de "querer abarcar o Mundo com as mãos"...  Não que não entenda e não aplauda o esforço para melhor, para subir...
      "A vontade de ganhar tira o medo de perder". Mas este pensamento não apaga o aviso: "A corda, muito esticada, rebenta"...
      E a sabedoria popular tem mais esta: "A paciência vale mais do que a força", ou então esta outra:
"A esperança é a última que morre". 
      O Povo se divide entre otimistas e pessimistas. Se, em certas horas, pensa que "a água só corre para o mar", também sustenta que  "a esperança e a verdade vencem qualquer coração". 
      Tem-se a impressão de que o pessimismo, não raramente, vence o que, em áreas como a nossa, é fácil de entender.
      "Amor, só de Deus e de Mãe".
      "Alegria de pobre é coceira".
      "Além de cair do cavalo, ainda leva coice".
      E o povo ainda não esquece:  "A coisa melhor do Mundo é um dia atrás do outro, com uma noite no meio".  E sabe também que "Água mole em pedra dura tanto bate até que fura".
      Há esta outra, com muita sabedoria: "Uma andorinha,  só, não faz verão", e completa com esta: "A união faz a força".
      Cheia de sabedoria me parece esta outra:  "A instrução é enfeite do rico e riqueza do pobre".
     Técnicos, professores, padres, pastores, blogueiros, nascidos no Brasil ou longe daqui, em países cultos e ricos, lembrem-se: ao lidarmos com o Povo, não devemos nos esquecer um só instante de que se temos o que ensinar  -  é evidente que temos  -  temos sempre (e muito) o que aprender com ele.
      O Povo pode não ter estudo, mas tem experiência, tem vivência prá dar e vender.
      Vive aprendendo na escola do sofrimento e da vida!...
     


Nenhum comentário:

Postar um comentário