domingo, 24 de junho de 2012

ENVELHECER, SEM VIRAR VINAGRE!



      Eis o fato inelutável: com a entrada do mês de julho, estarei também entrando nos meus setenta e seis anos e meio, e considero que já posso considerar-me dono de uma idade provecta, como se diz por aí.
      Apesar da família não ter bons olhos para esse meu hábito, sou fanático por um bom vinho, e agora, com a velhice chegando a todo vapor, preciso aprender com o vinho a melhorar envelhecendo, e sobretudo a escapar do perigo terrível de, envelhecendo, virar vinagre!...
     Dizem os gerontólogos que é muito importante saber envelhecer. Saber descobrir o encanto (?) de cada idade. Sem dúvida, há limitações que a velhice traz. Mas feliz de quem envelhece como as frutas que amadurecem e não se tornam azedas...
      Feliz de quem envelhece por fora, conservando-se jovem por dentro. Crescendo em compreensão para com tudo e para com todos, caminhando, sempre mais, no amor a Deus e no amor ao próximo.
      Quem conserva acesa a sua chama, quem mantém entusiasmo pelo que faz, quem sente razões para viver, pode ter o rosto cheio de rugas e os cabelos totalmente brancos, esse alguém ainda é jovem!
      Quem não entende a vida, e não descobre razão para viver, e não vibra, não se empolga, pode ter vinte anos, mas já é um velho!
      Adulto que não entende os jovens, que vive dizendo que no seu tempo não era assim, que reclama de tudo e de todos, cava um abismo que o impede de atingir a gente moça, os mais jovens que ele.
      Minha mãe faleceu com mais de noventa anos, mas até quase chegar ao fim de sua jornada, foi sempre confidente e sempre jovem com os seus netos e netas.
      Qualquer que seja a nossa idade, precisamos ter estes pensamentos positivos, como certa vez ouvi do saudoso Dom Hélder Câmara, numa palestra em São Paulo:
      - "O importante não é viver muito, ou viver pouco, mas realizar na vida o plano para o qual Deus, na Sua misericórdia, nos deu o dom da vida. Dizem os jardineiros que há flores, e das mais belas, que a rigor, não vivem mais do que um dia. Mas vivem plenamente, porque realizam o destino de graça, de beleza e de perfume, com que tornam também mais bela a Terra"!
      E eu tomo a liberdade de completar: se começarmos a sentir que os anos nos pesam, e que a mocidade se vai, peçamos a Deus, para nós e para os outros que também se tornam menos jovens, a graça de envelhecer como os vinhos envelhecem - tornando-se melhores   -  e, sobretudo, pedindo a Deus a graça de, envelhecendo, não azedarmos, não virarmos vinagre!...

(Dedico este texto à minha amiga baiana, Clélia, titular do blog "Coração que pulsa", no qual encontrei este projeto de vida: - "Não sei se posso REJUVENECER as pessoas ou o mundo... mas procuro NASCER a cada dia!).

Nenhum comentário:

Postar um comentário