terça-feira, 5 de junho de 2012

O MISTÉRIO DA PALAVRA DE DEUS


      No mundo secularizado de hoje, muitos homens e mulheres procuram a palavra de Deus.  Mas onde encontrá-la? Sabemos que outrora Deus falou aos patriarcas e profetas, que a própria criação do mundo é um ato da palavra de Deus, que disse e tudo se fez. E, na plenitude dos tempos, Deus falou de novo na pessoa do Verbo, Jesus de Nazaré.
      As palavras de Deus, hoje, chegam até nós através das Sagradas Escrituras. Mas, para evitar um biblicismo simplista, é bom refletirmos um pouco sobre a transmissão da palavra de Deus, pois esta palavra sujeita-se a todo um processo com dimensões humanas.
      Nós não ouvimos a palavra diretamente da boca de Deus, ou da boca de Jesus Cristo. Entre nós e o Cristo de Deus há uma longa história, e esta história envolve a palavra de Deus com uma série de problemas. Sabemos que Jesus de Nazaré não deixou nenhuma palavra escrita. Os evangelhos, tais quais os conhecemos hoje, foram redigidos depois de muitos anos após a ascensão de Cristo aos céus.
      Jesus de Nazaré falava em língua aramaica. Nós, porém, só conhecemos suas palavras através dos originais gregos. As palavras e obras do Senhor foram colecionadas por escrito na Igreja primitiva. Durante longos séculos passaram de geração em geração em manuscritos. E as cópias chegadas até nós apresentam um número enorme de variantes, acréscimos e correções. Assim, hoje é praticamente impossível reconstruir a palavra original de Jesus, tal qual nos falou outrora. Além disso, parte dos redatores dos evangelhos não foram testemunhas oculares da vida de Jesus.
      A palavra de Jesus, desde logo, foi integrada na vida da Igreja, e esse fato nós o chamamos de tradição. Os evangelhos serviram-se dessa tradição para descrever-nos a vida e a obra de Jesus.
      O evangelista Lucas descreve o caminho dessa tradição até chegar ao evangelho escrito, distinguindo, por assim dizer, três etapas:
      1 - as testemunhas oculares: as pessoas "que desde o começo foram testemunhas oculares e ministros da palavra" fundamentam a tradição. São os discípulos do Senhor, particularmente os apóstolos. Eles pregaram o evangelho como fonte de toda a verdade salvífica.
      2 - Lucas refere-se a uma segunda etapa: "Muitos tentaram ordenar a narração daquelas coisas que se realizaram entre nós."  Portanto, antes de Lucas escrever o seu evangelho, outros já haviam tentado fazer o mesmo. E essas tentativas certamente serviram de fonte para o seu trabalho futuro.
      3 - Numa terceira etapa, diz Lucas: "E assim também eu me decidi a reunir e ordenar tudo por escrito."   Parece que a tarefa do evangelista é de selecionar ordenadamente o material já existente. Os evangelistas orientam-se nesta seleção, também em vista da comunidade a que se dirigem. Lucas dedica seu evangelho a um cristão chamado Teófilo!
      Os evangelhos, já na sua origem, apresentam um caráter eminentemente querigmático. Apresentam-se a nós como um e mesmo evangelho, legado a nós por quatro testemunhas diferentes. E se comparamos os quatro evangelhos, podemos ver que apesar de todas as possíveis divergências, há também uma grande unidade nas narrativas dos quatro evangelistas, Marcos, Mateus, Lucas e João.
      Quando hoje tomamos uma Bíblia nas mãos, sempre corremos dois perigos: ou acentuamos demais a objetividade da palavra de Deus, ou tendemos a diluí-la numa mera experiência subjetiva. A objetividade da palavra de Deus, testemunhada pelos evangelistas, em si é indiscutível. Fundamenta-se na historicidade da própria revelação: Jesus Cristo aparece na história como o Verbo do Pai, como o apóstolo enviado pelo Pai. Mas aparece na carne humana. De semelhante modo, as palavras de Cristo chegam até nós no testemunho histórico dos apóstolos e discípulos, o qual para nós se tornou um momento constitutivo da própria revelação. 
      Quando lemos a Bíblia, sempre devemos ter consciência de que, como Cristo chegou a nós na carne humana de Jesus de Nazaré,  tão misteriosamente, também sua palavra se oculta na palavra humana, para chegar a nós. Às vezes temos a impressão de que ela está tão escondida que só a Fé poderá ouvi-la.
      E a Fé sempre poderá ouvi-la na Igreja, pois ela é vivificada sempre pelo Espírito do Senhor!

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário