domingo, 18 de novembro de 2012

TEOLOGIA EM PÍLULAS


      - Se quase não há mais cristandade, em compensação há cristãos. Cristãos escolhidos, que preparam o futuro em segredo. Que os haja em todas as nossas comunidades, cristãos fervorosos, lavando uma vida espiritual infinitamente mais rigorosa que a dos nossos antecessores na Fé, é já uma esperança e uma alegria. Quanto mais, no plano dos conjuntos políticos e institucionais, a apostasia é planetária, no plano das comunidades populares a Fé se mostra viva.
      Graças sejam dadas a Deus, porque verdadeiramente é um milagre, o milagre da Fé.
 
      - Haverá sempre pobres entre vós! - dizia Jesus. Não deveríamos esquecer que se esses pobres reclamam todos os nossos cuidados temporais e espirituais, não é em primeiro lugar porque se trata de ventres a saciar, de corações humanos a encher de ternura, mas sobretudo porque a sua multidão inumerável constitui, entre nós, a presença de Jesus Cristo.
 
      - Os cristãos que desejam milagres espetaculares enganam-se. O homem e a mulher são feitos de tal modo que, não estando moralmente preparados para ir ao encontro de Deus, nem o milagre mais extraordinário os convencerá.
 
      - Reza e trabalha! - dizia  São Bento. É preciso lutar, como se tudo dependesse de nós, e por-se de joelhos como se tudo dependesse de Deus.
 
      - Deus não pode encher o mundo de milagres nem atender a todos os oprimidos em virtude da injustiça, da enfermidade, da guerra, ou por causa de catástrofes naturais. Mas entrou e entra na História através de nossa liberdade para transformar tudo isso à medida que nos for possível.
 
      - A espera de uma nova terra, longe de esmorecer, deve antes avivar a nossa preocupação pelo aperfeiçoamento desta Terra, na qual cresce o corpo da nova família humana.
 
      - Os cristãos deste século querem pão, pão verdadeiro que sacie; querem água, água verdadeira que lhes estanque a sede; querem luz, a luz da verdade, que não se apaga. Querem ouvir a Palavra divina, simples, poderosa, indo até à junção do espírito e das medulas. Essa Palavra de Deus é Jesus Cristo, o Verbo de Deus.
 
      - A Fé é sobrenatural, livre e racional. É sobrenatural porque, no princípio, no meio e no fim, é sempre o apelo de Deus que solicita homem e mulher, os ampara e os faz chegar à Fé. É livre, porque, sem o consentimento da vontade humana, nem todo o oceano da divindade conseguiria franquear os umbrais de nosso tabernáculo interior. Enfim, é racional, porque no começo, no meio e no fim, o ato de Fé é uma atividade eminentemente digna da inteligência humana,
 
      - É próprio da liberdade humana poder, com sua minúscula recusa, perdida nas imensidades do tempo e do espaço, deter o oceano da graça divina.
 
      - A Pátria, para mim, é onde consigo rezar bem.
 
      - Nós nunca sabemos que dique derrubamos quando cedemos às tentações, porque um pecado não se isola; é como uma invasão da morte. Nunca se sabe quanto se perdeu, nem se avaliará a extensão do desastre, senão no Juízo Final.
 
      - Deus prepara os seus dons à medida de nossa sede. Decerto nós não podemos impor a Deus a maneira de nos atender. Mas também não podemos considerar nossas decepções como negativas. Para além de nossas esperanças, precisamos acreditar na Esperança.
 
      - A Graça é a parte de Deus; o desejo da Graça é a minha parte.
 
      - A primeira responsabilidade de um homem e de uma mulher de Fé é fazer da sua Fé uma parte real da vida, não a discutindo, mas a vivendo.
 
      - Não posso descobrir Deus em mim nem a mim em Deus, se não tenho a coragem de enfrentar-me exatamente como sou, com todas as minhas limitações, e de aceitar os outros como eles são, também com todas as suas limitações. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário