quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

O DIÁLOGO DA FÉ


      O dialogo da Fé se exerce entre Deus, o homem e a mulher.
      Homem e mulher devem reconhecer que são seres engendrados, criados, contingentes, do contrário barra-se o acesso ao sobrenatural.  Homem e mulher devem sair do "inferno mundano", e isto me lembra o existencialista francês e ateu Jean Paul Sartre.
      Homem e mulher devem confessar-se egoístas, mentirosos, confessar que são pecadores e  conjuntamente respeitar a sua razão, sem fazerem dela um ídolo. Além disso, homem e mulher devem ser fiéis à Graça de Deus que continuamente os persegue e os solicita, lembrando a si mesmos que sómente a Fé realizará neles a unidade de corpo e alma, tornando-os aptos a buscarem a salvação junto a Deus.
      Paternidade de Deus, salvação de Deus, luz de Deus, Graça de Deus: homem e mulher estarão no caminho de descobrirem estas quatro riquezas se fizerem essa quádrupla confissão. Estas quatro riquezas  encontram-se na pessoa de Jesus Cristo, de que a Igreja é testemunho, livremente, racionalmente e sobrenaturalmente.
      A Fé é racional porque, na Igreja o espírito humano encontra ao mesmo tempo as obscuridades inevitáveis e as claridades suficientes que darão um sentido ao drama de homem e mulher neste mundo. Acreditando no testemunho da Igreja, a inteligência humana descobre a chave da sua própria miséria, a solução das suas próprias penumbras.
      A Fé é livre porque, na Igreja, é o amor de Deus que se oferece por inteiro ao homem e à mulher. Este amor de Deus reclama a resposta livre e consciente do amor.
      A Fé é sobrenatural porque, na Igreja, é a Graça Divina que solicita homem e mulher, como também os ilumina. O fato externo da santidade na Igreja, que é o "signo erguido entre as nações", conforme o Concílio Vaticano II, constitui para homem e mulher cristãos o testemunho de Deus.

                                                           *****************

       A Igreja é Cristo comunicado no Espírito. Em última análise, o que se deve contemplar na Fé é o Verbo encarnado.
      A Fé é livre, racional e sobrenatural, porque não se refere, desde logo, a uma doutrina impessoal ou a um código de moral, mas a uma Pessoa que chama homem e mulher pelo nome, os ensina e os ama.
      A fé é racional, porque Jesus é verdade; é livre, porque Jesus é o Amor encarnado; é sobrenatural, porque Jesus é Deus encarnado.
                                                          ****************

      Não obstante, a Fé cristã é uma penumbra luminosa, porque essa penumbra tem também outro nome, o de Deus, que nunca amou tanto a humanidade de homem e de mulher, como no dia em que quis revestir-se dessa mesma humanidade, em Jesus Cristo!
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário