quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

CORAÇÕES AO ALTO!


      Sempre que vou à Missa na paróquia de meu bairro, gosto de ouvir as palavras do celebrante, muito sugestivas: "Corações ao alto". E fico pensando comigo mesmo:
      Corações a elevar-se? Claro que sim. Basta raciocinar um pouquinho, observar o mundo ao nosso redor, para perceber que há corações cheios de travo, de revolta, de ódio. Ora, tudo isto pesa terrivelmente. Além de que é muito pesada a inveja! Pesado também é o orgulho. E pesa muito mais ainda o egoísmo, a soberba e a vaidade... Sem esquecer o peso enorme da mentira!
      Pesa também, de maneira horrível, o coração que perdeu a razão de bater, que perdeu a esperança. Dependesse dele, e já teria parado, definitivamente.
      O coração avaro, egoísta, se afoga quase sempre nos cuidados com o dinheiro, com o amor próprio, com lucros, sempre maiores a obter, com economias a realizar, de tal modo que um terrível emaranhado de preocupações o prende, a ponto de ser-lhe impossível elevar-se para o alto: "corações ao alto"!
      Felizmente, há corações que sobem a dois, ajudando-se e estimulando-se mutuamente...
      Infelizmente, porém, há corações tão vazios, tão egoístas, tão sem amor, que flutuam como flocos de algodão ao vento: não chegam a subir, porque qualquer brisa mais forte os arrasta para longe...
      Tais corações me fazem lembrar das esponjas de meus tempos de magistério: de tanto apagar um quadro-negro da sala de aula, cheio de giz, elas continuavam sempre secas... tão secas como tantos corações por aí...
      Há corações que parecem um bloco de gelo, tão insensíveis que são. Outros, se assemelham a uma pedra, pela sua dureza. Alguns, se tornam como que metálicos, de tanto se preocupar com dinheiro!
      E o meu coração, costuma elevar-se para o alto? E os corações em volta de mim?
      Creio que é necessário aprender como dar asas a tais corações, ajudando-os a elevar-se para o alto, com mais facilidade e rapidez, tornando-os alados como um pássaro...
      Como fazê-lo? Com a oração, a prece, brotada de dentro da alma, como nos ensina o Evangelho - sem que ninguém saiba - com gestos de autêntico amor ao próximo, no dia a dia de nossa vida.
      Corações ao alto! Cada vez que nos lembrarmos desta exortação ouvida durante a Missa, lembremo-nos também das pessoas que vivem com corações na fossa, corações sem ânimo, sem esperanças, sem razão de viver.
      Corações ao alto! Que esta expressão seja, em nossos lábios, uma prece para que todos os corações de todos os nossos irmãos se ergam, se elevem para Deus, nosso Criador, nosso Pai e Pai de todos os pais!


Nenhum comentário:

Postar um comentário