terça-feira, 1 de janeiro de 2013

O MISTÉRIO DE SEMPRE - A PASSAGEM DO TEMPO


      Ao jogar fora o calendário do ano de 2012 que passou, eu me dou conta do mistério do tempo e da eternidade. O ano que acabou de passar, fração importante de minha vida também passageira, será contado  como positivo diante de Deus, ou terá ido também para a cesta de lixo, como o velho calendário?
      A grande Arte da vida consiste em transformar o tempo passageiro em convite para uma eternidade feliz.
      O ideal, me parece, é nem preocupar-me com o tempo que passou (deixo-o  à Misericórdia de Deus), e nem preocupar-me com o novo tempo que se inicia, mas entregá-lo à Providência Divina.
      Bom mesmo é aproveitar o presente. Fazer com que ele renda o máximo, fazendo o bem, pois isto me fortalecerá o crescimento interior.
      Será correto, a pretexto de aproveitar o tempo, não ter grande cuidado com o necessário descanso, sem ter jamais tempo para um papo com os amigos, um sadio contato com a Natureza, um mergulho em um bom livro, ou numa música que me fale ao coração?
      Claro que não é correto. De que me adianta esticar demais a corda da vida?... Trabalhar sem parar, andar em perpétua correria, em perene disparada, tudo isto é desgaste, é empobrecimento, é anti-vida.
      Mesmo que a vida seja muito dura, é preciso descobrir meios, inventar um jeito de descanso principalmente espiritual, cujo ponto mais alto, sem dúvida nenhuma, é a conversa diária com Deus.
      Mas, se trabalhar sem parar não é inteligente, viver sem trabalhar, sem fazer nada, deixar o tempo correr inutilmente, sem o mais leve esforço para aproveitá-lo, é menos inteligente e ainda cansa mais.
      Bom mesmo é ter um calendário, uma folhinha de mesa, para ir desfolhando a cada dia... Como seria bom que, ao arrancar a folhinha do dia que passou, tivéssemos sempre a alegria de sentir que foi um dia bem vivido, bem aproveitado, dia que valeu a pena! Dia gasto em fazer o bem. Dia sem maldade, sem ódio, sem egoísmo, sem fingimentos.
      Feliz de quem vive dias cheios! Dias cheios, e não dias abarrotados. Cheios, e não atravancados de coisas inúteis.
      Dias cheios, dias plenos, destes que atraem sobre nós as bênçãos de Deus!
      São dias como estes, plenos da Graça de Deus, que eu desejo aos eventuais leitores deste blog, no novo ano que se inicia! Feliz ano de 2013 a todos os meus irmãos, espalhados por este vasto mundo de Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário