quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

O PAPA E O CAPITALISMO SEM REGRAS


      Em sua mensagem de ano novo, o Papa Bento XVI disse esperar que 2013 seja um ano de paz. Ele afirmou também que o mundo está sob ameaça de um capitalismo sem regras, do terrorismo e da criminalidade.
      O Papa, de 85 anos, participou de uma Missa na Basílica de São Pedro, no dia em que a Igreja Católica celebra o Dia Mundial da Paz. No fim da Missa, ele discursou para milhares de pessoas na Praça de São Pedro.
      "Um novo ano é como uma viagem. Com a luz e a Graça de Deus, pode ser o começo de um caminho de paz para cada pessoa, família, país, para o mundo inteiro",  disse, na janela de sua residência que dá para a praça.
      Milhares de pessoas que haviam participado de uma passeata pela paz até o Vaticano soltaram balões azuis enquanto o Papa falava.
      Antes, no sermão, o líder da Igreja Católica falou da tensão e do conflito causado pela desigualdade social entre ricos e pobres. Ele denunciou o "egoísmo" e o "individualismo" do Capitalismo desregulado.
      Na sua mensagem para o Dia da Paz, Bento XVI pediu um novo modelo econômico e regras éticas para o Mercado, dizendo que a crise financeira global é uma prova de que o Capitalismo não protege os mais fracos da sociedade.
      Para o Papa, uma relação pessoal com Deus pode ajudar a enfrentar a escuridão e a angústia, que também caracterizam a existência humana.
      Palavras sábias, as palavras do velho Pontífice.

Nenhum comentário:

Postar um comentário