domingo, 27 de janeiro de 2013

RAQUEL APARECIDA DE ALMEIDA - IN MEMORIAM


       (do meu "Diário") :

      Filha do ex- professor de Português e Francês, da Escola Estadual Machado de Assis, em Barbosa Ferraz, Paraná, Raquel foi aluna do pai desde o ensino fundamental até toda a duração do ensino médio. O pai diz que sempre a tratou com maior rigor em relação aos demais alunos. Mesmo assim, ela nunca deixou de estar sempre nos três primeiros lugares de sua classe, no aproveitamento e nas notas dos boletins.
      Após terminar o ensino médio, foi aprovada no curso de Farmácia e Bioquímica da Universidade Estadual de Maringá. Concluído o curso, como não tinha condições financeiras para montar um laboratório ou uma farmácia, fez concurso para a Caixa Econômica Federal, sendo aprovada com ótima colocação.
      Iniciou a carreira de bancária, chegando a gerente. Trabalhou em agências de Maringá, Campo Mourão, Rio de Janeiro e, por último, em Curitiba.
      O pai acredita que Raquel viveu sua vida profissional e as tarefas de mãe de maneira tão intensa, que descurou dos cuidados com a saúde. Teve câncer de mama, descoberto já em estado bem adiantado. A descoberta da doença e a preocupação com o futuro da filha, Isabela, fizeram com que sua ânsia de viver se multiplicasse. Obrigada a aposentar-se pela CEF por invalidez, não desistiu da luta: fez vestibular para o curso de Direito, matriculou-se na Unibrasil, em Curitiba, e foi aprovada.
      Intercalava seus estudos com as dolorosas sessões de quimioterapia e de radioterapia, que foram uma constante no seu dia-a-dia por quatro anos. Formou-se em plena doença, e advogou até seus últimos dias. Sua razão de viver tinha um nome: Isabela, hoje com quinze anos.
      Raquel viveu com a filha, apesar da doença, os seus melhores dias. Viajou com a menina pelo Nordeste e pelo Sul. Estiveram na Argentina, e para onde mais a razão da sua vida quisesse ir - Raquel estava sempre disposta a atender a filha em todos os seus desejos. Sacrificou-se, esqueceu-se de sua grave doença para fazer a filha feliz.
      Faleceu vitimada pelo câncer, aos 43 anos. Deixa os pais, três irmãos e a filha, Isabela.
     Que Deus, Pai de todos os pais que sofrem, a tenha na Sua Paz!

     (Gazeta do Povo, Curitiba, 29-08-2010).

                                         - "Se eu pudesse, na hora mais dolorosa do sepultamento
                                            de minha filha Raquel, quando a urna funerária fosse colocada
                                            túmulo a dentro, eu faria com que voasse sobre os presentes
                                            uma revoada de andorinhas, lembrando a sua ressurreição
                                            na morte, como é a Fé que me mantém vivo até hoje...
                                            Oh! como seria bom se eu pudesse!..."

                                                                                                                   Seu pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário